Giliane Perin/ACPMC - A Autarquia Municipal de Esportes e a Fundação Cultural de Cacoal realizaram na manhã desta sexta-feira, 02 de março, a primeira reunião para discutir e planejar a realização da 4ª Semana dos Povos Indígenas.
A reunião aconteceu no Teatro Cacilda Becker e contou a presença do presidente da Amec, Romeu Moreira, da presidente da Funccal, Maria Lindomar, e ainda de representantes da FUNAI - Fundação Nacional dos Índios, REN- Representação de Ensino, Associações Indígenas Pamaur e Metareilá, além da presença do Assessor para Assuntos Indígenas da Prefeitura de Cacoal, Julio Surui.
A Semana dos Povos Indígenas, que chega a sua 4ª edição, tem como objetivos principais resgatar a cultura indígena no município de Cacoal divulgando-a através de exposições e desenvolver a integração do índio com o não-índio, promovendo a inclusão social através de jogos, torneios e a convivência durante o evento.
Em 2012, a Semana dos Povos Indígenas será realizada nos dias 18, 19 e 20 de abril. A expectativa é de que aproximadamente 300 índios participem da programação que envolve apresentações culturais, exibição de filmes sobre a vida dos indígenas, além de atividades esportivas com a realização do V Jogos Indígenas.
De acordo com a presidente da Funccal, Maria Lindomar, a expectativa da Administração Municipal é realizar um evento que promova a interação social entre os povos. “Nós esperamos realizar um bom trabalho e que além de divulgar e valorizar a cultura indígena, nós possamos promover a interação entre o índio e o não-índio e também entre os índios de diferentes etnias”.
Maria Lindomar enfatizou também a preocupação do prefeito de Cacoal, Pe. Franco Vialetto, em relação aos indígenas do município. “O Pe. Franco chegou à Cacoal há 40 anos, então ele acompanhou e é conhecedor da cultura e da história indígena. Desde que ele assumiu a prefeitura, a sua administração tem priorizado a valorização dos nossos índios”.
Diversas parcerias estão sendo estabelecidas para garantir o sucesso deste que é um dos poucos eventos voltado à cultura indígena no Estado de Rondônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário