terça-feira, 5 de junho de 2012

Cacoal é a primeira cidade do interior de Rondônia a criar o Sistema Municipal de Cultura

A partir de agora Cacoal poderá planejar a cultura para os próximos 10 anos

Magda Oliveira ACPMC – Através do olhar sensível do prefeito de Cacoal Pe. Franco Vialetto em relação à cultura, e do trabalho realizado pela professora Maria Lindomar, que está à frente da Fundação Cultural – FUNCCAL, e elaborou o projeto para a criação do Sistema Municipal de Cultural, na noite de ontem, 04, foi aprovado por unanimidade o na Câmara Municipal pelos vereadores o projeto.

Através da criação desse Sistema, também foi criado o Fundo e o Conselho Municipal de Cultura. O Fundo Municipal da Cultura disponibiliza verbas fixas que serão destinadas à cultura do município, já o Conselho fica responsável por todas as decisões relacionadas à cultura. Esse Conselho será formado por 12 conselheiros e 12 suplentes, ligados a sociedade civil e pelos próprios promotores culturais.

A partir de agora Cacoal poderá planejar a cultura para os próximos 10 anos. A FUNCCAL, irá promover reuniões com os vários segmentos culturais, para que os próprios promotores decidam os projetos que devam ser inseridos nesse calendário, dessa forma independendo do gestor, o calendário deverá ser cumprido. Segundo Lindomar, o grupo cultural que está mais bem organizado são os artesãos, que já possuem até uma diretoria.

Segundo Lindomar a criação desse Sistema Municipal de Cultura, só foi possível pela valorização que a o prefeito Pe. Franco, a Câmara Municipal e o Governador do Estado Confúcio Moura, através da SECEL demonstram em relação à cultura, “todos tem um olhar diferenciado para a cultura, com isso foi feito a junção de idéias, para conseguirmos a aprovação desse projeto. A diferença foi o respeito que o prefeito demonstrou para os promotores culturais. Desde o inicio do mandato ele determinou que escutássemos o próprio promotor, pois ninguém melhor que eles para saberem das suas necessidades”, disse Lindomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário