Além de promover a solidariedade entre alunos do Brasil e da Itália, a Associação italiana investirá R$40mil na Biblioteca da Escola Municipal Pedro Kemper
Giliane Perin/ACPMC - Os professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Kemper, de Cacoal, aguardam ansiosos a chegada de duas professoras da Itália, Anna Vigo e Maddalena Grieco, que vem ao Brasil para implantar um projeto que é desenvolvido na Associazione di promozione sociale una Scuola de Arcobaleni, na cidade italiana de Bassano del Grappa, Vicenza. A chegada das professoras em Cacoal está prevista para quinta-feira.
A Associação de Promoção Social Una Scuola di Arcobaleni é constituída de nove escolas, sendo 07 escolas primárias (06 a 11 anos) e duas escolas de educação infantil (03 a 06 anos). O projeto, desenvolvido pela Associação Italiana, tem como objetivo ajudar seus alunos a praticar o conceito de solidariedade; conhecer e compreender as diversas culturas; confrontar e distinguir os diversos conceitos de escassez e abundância; e conhecer estratégias diversas de ajuda e colaboração.
Através destes princípios, a Associação pretende adquirir os mobiliários e materiais didático-pedagógicos para a Biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Kemper. Apoiar a escola cacoalense, permitirá para a Associação praticar o conceito de solidariedade entre os alunos da escola italiana e também da escola brasileira envolvidos no projeto, além de incentivar o desenvolvimento da leitura, auxiliar no reconhecimento da cultura ítalo/brasileira e ainda promover intercâmbio entre todos os envolvidos no projeto.
“Este projeto, além de ensinar cidadania tanto aos alunos brasileiros quanto aos italianos, é uma forma de intercâmbio que levará a Amazônia para a Itália e trará ainda mais a Itália para Cacoal. A visita destas professoras à nossa cidade e o intercâmbio por si só já seriam grandes experiências, mas, além disso, a Associação italiana irá equipar toda a biblioteca da Escola Pedro Kemper. Ao todo eles irão investir R$40 mil em nossa escola, sendo o único interesse deles conhecer a nossa região e ensinar a solidariedade para os seus e para os nossos alunos”, explicou a Presidente da Fundação Cultural de Cacoal Maria Lindomar.
Em sua última viagem à Itália, em novembro de 2011, a professora Maria Lindomar acompanhou o Pe. Franco com o objetivo de conhecer a Associação e apresentar um primeiro projeto, em nome da Escola Pedro Kemper. O projeto definitivo foi apresentado em fevereiro e aprovado em março pela Associazione di promozione sociale una Scuola de Arcobaleni.
Para o Prefeito Franco Vialetto, o desenvolvimento deste projeto em Cacoal é mais uma vitória para o município. “Mais uma vez vamos levar o nome de Cacoal para fora do país. Vamos possibilitar a interação entre brasileiros e italianos, auxiliando e colaborando no desenvolvimento deste projeto que beneficiará centenas de alunos em Cacoal e que tem como objetivo principal promover a solidariedade. Ficou muito contente por mais esta conquista”, enfatizou Pe. Franco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário